Construção dos Cadernos de Competências dos Programas de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde – São Paulo

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A Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de São Paulo – 8ª COREME que está locada na Escola Municipal de Saúde, é relativamente nova, têm sete anos de existência e desenvolve programas de pós-graduação médica no estilo residência médica. Possui os programas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. A 8ª COREME está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde – São Paulo (SMS-SP) que tem como finalidade primariamente assistencial, e se propôs fazer esse ensino em serviço num modelo inovador no âmbito da SMS, residência numa rede de saúde. Nesse formato os residentes têm vivência e oportunidade de aprendizagem em diversos pontos de atenção nos equipamentos de uma rede de saúde, tanto na atenção básica como na atenção hospitalar.

Para a boa evolução desta proposta é necessário um projeto pedagógico que responda esse novo formato, com materiais didáticos de referencias que norteassem, unificassem e articulassem o processo de ensino e aprendizagem nos diversos locais da atenção. Para tanto, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP), referência na formação de preceptores e gestores para os programas de residência em saúde, foi selecionado para fazer uma parceria na elaboração deste material, e respondesse as essas necessidades do residente e preceptores. Importante salientar a construção conjunta, da participação dos supervisores de programa, preceptores e residentes nesse processo. Utilizando como base a matriz de competências da Comissão Nacional de Residência Médica e documentos das Sociedades de especialidades, tais como os documentos da Federação Brasileira Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Formaram-se, então, os Cadernos de Competências de cada programa.

Foi formado para cada programa que participou da proposta (Pediatria, Clínica Médica, Psiquiatria e Ginecologia Obstetrícia) um grupo que possuía; o coordenador da 8ª COREME, o supervisor do programa, um especialista em educação médica indicado em conjunto pelo IEP e a coordenação da COREME

Ficou definido que o eixo condutor da construção dos cadernos seriam os cenários de cada programa, para contemplar o caráter prático que esse material precisa ter.

Após consultas aos supervisores e preceptores para entender as características de cada cenário e suas potencialidades pedagógicas, começou a elaboração dos cadernos com a distribuição da responsabilidade do ensino das competências definida pelos documentos da CNRM e sociedade, por cenários.

Depois de elaborado, o documento foi repassado aos supervisores que fizeram suas avaliações e sugestões, para finalmente ser aprovado.

Os Residentes e os preceptores serão norteados por esses cadernos para o desenvolvimento das competências necessárias na formação de cada programa, conforme a realidade no ponto de atenção a Saúde. Fortalecendo a relação de ensino em serviço e melhoria da formação médica dando sustentabilidade ao SUS.

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